quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Para Sempre: Filme X Livro



Resolvi usar a resenha de uma blogueira que eu sigo e que geralmente diz tudo que eu quero dizer e as vezes não sei como. Esse era um destes casos, então resolvi postar aqui para vocês o que ela escreveu.

O Livro:

Título Original: The Vow

Autora: Kim e Krickett Carpenter
Editora: Novo Conceito Minha Classificação: ★★★★★

"Foram diversas as resenhas que li sobre Para Sempre, e a maioria das opiniões foram controversas. Havia os que amaram, outros que acharam que o livro deixou a desejar por conta de seu estilo de escrita – uma biografia, e não um romance. Assim, acreditei que faria uma leitura distante: leria sobre uma história que me agradaria, mas que não me envolveria ou emocionaria por conta de seu estilo de escrita. Enganei-me por completo.Só o que eu conseguia pensar enquanto lia era em como tantas pessoas não conseguiram se deixar envolver. O livro é uma biografia e, por isso, não apresenta uma narrativa romanceada; é um relato, literalmente, da história dos personagens, como se Kim tivesse resolvido sentar e contar tudo o que viveu com sua esposa. Talvez tenha sido exatamente por isso que tanto me envolvi com o livro. Caso ele fosse escrito como um romance, talvez eu viesse a duvidar de muitos fatos ou simplesmente me questionasse quais partes eram reais e quais haviam sido modificadas para transformar a obra em um romance. Entretanto, da maneira como foi escrito, não há como não pensar que tudo ali realmente aconteceu e esse conhecimento só tornou tudo ainda mais impactante para mim.Eu deveria parar com a mania de ler em público livros que têm um potencial de me fazerem chorar, mas eu não esperava que Para Sempre fosse me emocionar tanto. Li o livro em uma ida de trem para São Paulo e, por toda viagem, precisei segurar as lágrimas, sentindo o choro preso na garganta e uma explosão de sentimentos no peito. Sim, porque não me senti emocionada apenas de uma maneira triste, senti-me emocionada principalmente pela beleza da história, pela incrível fé compartilhada pelos personagens.Ainda que você já saiba tudo o que acontecerá na história – tanto pelo livro já ser bem comentado quanto pela própria forma como se inicia -, o interessante não é se surpreender com os acontecimentos, mas sim ver como cada um deles se desenvolveu e como Kim e Krickitt lidaram com eles. Confesso que, ao terminar a leitura, senti uma vontade imensa de entrar em contato com os autores simplesmente para parabenizá-los por sua força e fé e, principalmente, para agradecê-los por terem compartilhado dessa belíssima história com o mundo. Certamente finalizei a leitura me sentindo com a fé renovada e com aquele calor no coração somente despertado quando realmente tocado por uma forte emoção."



O Filme:


Nome Original: The Vow


Direção: Michael Sucsy


Genêro: Romance


Minha Classificação: ★ ✩ ✩ ✩ ✩


" Já haviam me dito que o filme era diferente. O próprio Kim diz isso no livro. E tudo bem, eu estava preparada para ver um enredo um pouco diferente, mas acho que não estava preparada para ver personagens diferentes.A essência do livro presente no filme é apenas a da existência do acidente, da amnésia de Krickitt (no filme, Paige) e de como isso afetou por completo o relacionamento de ambos. De resto, tudo é diferente e de uma forma bem mais superficial.Sendo justa, é um filme bonito e que entretém, os atores estão excelentes e merecem o mérito por suas interpretações. Ainda, há boas cenas para se descontrair, dando uma leveza ao filme. É um bom filme, se assistido isoladamente. Em termos de representar o que de fato aconteceu, sinto em dizer que passou longe da realidade.A começar, as personalidades das personagens foram alteradas. Houve uma clara intenção de modernizar o relacionamento de ambos e acredito que, com isso, parte da beleza da história do casal se perdeu em minha opinião. O relacionamento deles se desenvolveu aos poucos, com uma inocência e pureza não tão facilmente encontradas nos dias atuais. Kim se interessou por Krickitt sem ao menos vê-la, mostrando que se apaixonou por quem ela era independentemente de sua aparência. Ainda, ele a respeitava acima de tudo, inclusive o receio dela sobre começar ou não um relacionamento com ele. E tudo isso não existiu no filme. Também, as famílias de ambos, que tanto os apoiaram em todos os momentos - felizes e tristes - simplesmente foram excluídas por conta de alterações no enredo, para "Hollywoodizá-lo".De todas as alterações, a que certamente mais me incomodou foi a completa exclusão da fé do casal no filme. Não há sequer uma menção sobre ambos terem alguma e isso é o principal no livro, é o que dá forças aos dois. Dessa maneira, o próprio percurso da história no filme é alterado, culminando em fatores que jamais aconteceram. Eu realmente entendo a necessidade de haver alterações, mas é uma pena que elas tenham sido feitas nesse caso. A história verdadeira já seria mais bonita se fosse ficção, o fato de ser real a valoriza ainda mais e foi uma pena tê-la visto se perder nas telas."

Aione Simões: www.minhavidaliteraria.com.br

6 comentários:

  1. Oi querida!
    Já comecei a seguir aqui!
    Fico feliz que tenha se identificado com o que falei, obrigada por postar aqui minhas palavras e, assim, ajudar a divulgar o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais que merecido né meu anjo :p E obrigada também por seguir aqui, beijinhos.

      Excluir
  2. Oii!
    Acabei de vim de lá, SHUAHUSAHU.
    Achei o post dela realmente ótimo e essa coluna também, espero que você continue com ela, pois vou adorar acompanhar. Já estou seguindo você. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Haha, que bom que gostou espero que continue gostando e dando a sua opinião, obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  3. Parabéns, Bruninha! Vou chegar por aqui e dar um bico de vez em quando. Que bom que o vício de ler (e escrever) seja transmitido geneticamente. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada vô. Haha realmente não sei de quem mais poderia ter puxado tanto amor pelas palavras. Beijos, eu te amo

      Excluir